segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comitê da CNBB registrou 269 casos de compra de voto



Corrupção é denunciada. polícia federal foi chamada para fazer investigação.
Até as 16h de ontem, 28/10 o Comitê de Combate à Corrupção recebeu 269 denúncias de compra de voto, sendo 63 já encaminhadas para a Polícia Federal e Ministério Público Federal para investigação. O valor pago variou de R$ 50,00 a R$ 300,00, em média. A coordenadora do comitê, irmã Henriqueta Cavalcante, reforçou que quem se vale dessa prática para ganhar eleição já demonstrou que não será um bom administrador.
O serviço 0800 montado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para receber denúncias de compra de votos funcionou até às 17h de ontem. O balanço parcial a uma hora do encerramento apontou 269 telefonemas recebidos com denúncias de oferta de vantagens a eleitores para que eles escolhessem o candidato que estava pagando.
A coordenadora considerou o número de denúncias elevado e ao mesmo tempo péssimo para a democracia. "Essa campanha foi de última qualidade. A maior configuração de compra de votos. A população está indignada com a prática criminosa", destacou.
Segundo a irmã, a maioria das denúncias foi de compra direta de votos, com pagamento em dinheiro, diferente do primeiro turno, quando foi comum a doação de cestas básicas. Ela revelou que as ofertas estavam acontecendo até os últimos minutos da votação.
A expectativa é que a PF e o MPF consigam consolidar as denúncias para que os responsáveis pela compra do voto sejam responsabilizados criminalmente. Entre os casos denunciados há os de pessoas que contaram ter feito fotografia da urna na hora da votação para comprovarem o voto e receberem o dinheiro prometido depois.
Dois vereadores também foram acusados de praticarem o crime eleitoral dentro de suas residências. Todas as situações levam a irmã a considerar o quadro muito preocupante porque a compra de votos compromete o futuro.
"Voto não tem preço, tem consequências. Quem se submete à compra de votos tem 90% de certeza de que não vai fazer uma boa administração porque já está demonstrando que não tem caráter, nem responsabilidade. A compra de voto é a insegurança do candidato que sabe que não tem proposta para ganhar", reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário