Cairão numa sexta o dia da Paixão de Cristo e os feriados da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e Finados
Diário Oficial da União publicou ontem a lista de feriados nacionais do ano de 2012 e estabeleceu as datas dos pontos facultativos para os órgãos públicos federais. O assunto se tornou um dos mais comentados entre os usuários das redes de relacionamento da internet, que comemoraram a divulgação dos três finais de semana prolongados do ano. Com a folga da Sexta-Feira da Paixão, em 6 de abril, na semana da Páscoa, sobe para quatro os feriadões do ano.
O primeiro feriado nacional de 2012 será dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, que cairá em um domingo. Já os dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, são considerados facultativos, assim como a quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, que será ponto facultativo até as 14h.
O próximo ano contará com dez feriados nacionais, sendo três na sexta-feira. Esses feriados são considerados por muitos trabalhadores um sinônimo de final de semana prolongado, e ocorrerão nos dias 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil; 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida; e 2 de novembro, Dia de Finados.
O ex-deputado estadual e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Zeno Veloso instituiu o feriado de Adesão do Pará à Independência e propôs assim que todos os outros feriados estaduais fossem extintos a partir da sua vigência. O político afirma que os feriados prolongados no País são um aspecto negativo para a população. "O que há no Brasil são muitos feriados não oficiais, os chamados ?enforcamentos?, algo muito negativo para a sociedade, pois se deixa de trabalhar mais um dia. O poder Legislativo deveria trabalhar todos os dias, isso não faz muito sentido, é um absurdo", afirma Zeno Veloso.
Já para o designer gráfico Rogério Marçal, os feriados prolongados indicam uma forma dos comerciantes aumentarem a sua economia. "Eu acho que esses feriados sevem para a gente poder descansar da correria do dia a dia e, querendo ou não, isso é um aspecto positivo para os comerciantes, hotéis, restaurantes que recebem essas pessoas", diz Rogério.
No Pará, existem ainda mais dois feriados estaduais: o dia 15 de agosto, a Adesão do Pará à Independência, que ocorrerá em uma quarta-feira; e 8 de dezembro, um sábado, feriado estadual em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.
A portaria que institui os feriados de 2012 foi assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
----------------------------------------------------------------
Enviado para blogdocastelo@R7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário