terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hemopa convoca doadores de sangue em Barcarena


A Fundação Hemopa está realizando à partir de hoje a 13ª e a maior campanha de ação voluntária de doação de sangue em Barcarena com o tema “ Encha o Mundo de Cor” Ao longo dos anos já foram 17.684 demonstrações de solidariedade que fizeram a diferença na vida de cerca de 53.000 pessoas e que vai até o dia 30 em parceria com a comunidade barcarenence e as Empresas Alumínio Brasileiro S.A (Albras) e Alumina do Norte do Brasil S.A (Alunorte). A campanha atinge os funcionários das empresas da região e a comunidade que vão poder doar sague no Ambulatório Médico da Albras. A previsão é de coletar 1.200 bolsas de sangue que vão reforçar o atendimento a demanda transfusional de outubro da rede hospitalar, que está enfrentando dificuldades por conta do estoque insuficiente de sangue. As doações deverão suprir as necessidades de pacientes internados em mais de 200 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s.. A campanha realizada no ano passado superou as expectativas com 1.508 doações, quando a meta era atingir 1.200. A Campanha pelo quinto ano consecutivo acontece durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que também começou  hoje e vai até o próximo dia 3 de outubro.

Quem pode doar sangue

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 (desde acompanhados dos pais ou responsável) e 68 anos e peso acima de 50 Kg é um doador em potencial. O candidato não é preciso estar em jejum deve estar bem de saúde e alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Após preencher cadastro, ele passa por uma triagem clínica, onde o médico vai examiná-lo para saber se é apto ou não para doar sangue. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Como e quando chegar lá?

Ônibus levará doadores durante todos os dias da campanha da Vila dos Cabanos ao Ambulatório da Albras onde acontece a coleta. O transporte irá partir às 9hs da Av.Batista Campos, em frente ao Banco Bradesco, e fará o seguinte itinerário:
Av. Dom Romualdo Coelho – Rua 11 de Agosto (APAE) – Av. Francisco Vinagre – Av. Cônego Jerônimo Pimentel – Rua 11 de Julho (Halley) – Av. Pe. Casemiro de Souza.
O ônibus terá o cartaz da Campanha (Encha o Mundo de cor) e a identificação Transporte de Doadores. O retorno será às 11h30, seguindo o itinerário contrário até o Bradesco.

Serviço no Hemopa após a Campanha

A gerência de Captação de Doadores (Gecad) vem intensificando ações com as coletas externas em parcerias com instituições públicas e privadas. A partir deste mês o Hemopa ampliou o horário da coleta de sangue aos sábados que passou de 7h30 às 12h30 para até às 17h na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118. (Agência Pará) 
No BIF(Boletim Informativo da fábrica)do segundo dia da campanha que circula na ALBRAS foram destacadas a magnitude e importância da campanha pela presidente do HEMOPA, Luciana Maradey."Esta é a maior parceria que temos com a iniciativa privada, pois nos rende uma grande quantidade de sangue em um período de tempo muito curto; a sociedade é quem sempre aguarda e agradece este tipo de contribuição", comentou 
Os doadores tem direito a receber o brinde da campanha (camisa e gotinha anti-estresse).

Campanha de doações bate récorde no terceiro dia com 1592 doadores

A corrente de solidariedade continuou no terceiro dia da Campanha de Doação Voluntária de Sangue 2011. A meta deste ano foi alcançada por volta das 10h30 desta quinta-feira, 29/9: João Carvalho Martins, mototaxista morador da estrada de Abaetetuba, foi o doador 1.000!

“Sempre aproveito essas campanhas para ajudar as pessoas. Há 20 anos, minha mãe precisou de sangue e desde então não parei mais de doar. Estou contente por fazer minha parte”, contou João.  

Até agora já foram coletadas 1.025 bolsas de sangue, um número que até o último dia da campanha tende a aumentar e bater o recorde de 1.271 doações do ano passado.

“Hoje o movimento está melhor do que o esperado, por conta do jogo do Brasil ontem. Até o final da campanha esperamos chegar a 1.500 doações, por isso continuamos fazendo o apelo para que as pessoas compareçam. O Círio está na porta, então precisamos aumentar o nosso estoque”, explicou Socorro Ferreira, diretora técnica da Fundação Hemopa. 

Vale lembrar que hoje, até as 17h, o Ambulatório estará aberto para doações. Amanhã, 30/9, a coleta continua de 7h30 às 12h.

Hoje, desde as 7h30, a equipe do Hemopa aguarda no Ambulatório da ALBRAS os novos doadores para mais um dia de coleta. Convide seu colega, amigo, vizinho, familiar para aderir a esta Campanha.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário