quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Paraense ganha prêmio Jovem Cientista 2013

O paraense Edivan Nascimento Pereira, de 19 anos, vencedor da categoria Ensino Médio, com o tema  "Água - Desafios da Sociedade"  recebeu nesta terça-feira (19) o prêmio Jovem Cientista 2013. Natural do município de Moju, nordeste do Pará, Edivan foi um dos vencedores da 28ª Edição do Prêmio Jovem Cientista. Ele desenvolveu uma técnica e cria sistema de purificação de água tratada a partir de caroços de açaí.

O jovem conta que desenvolveu a pesquisa a partir de duas problemáticas já existente na sua região “Juntamos a questão da falta de água potável com a forma inadequada de descarte do caroço do Açaí. O questionamento partiu do que poderíamos melhorar na qualidade de vida das populações ribeirinhas do Rio Moju”, contou. Para Gustavo Meirelles Lima, vencedor da categoria Mestre e Doutor, o objetivo era otimizar a utilização da água. “Observamos um sistema que funcionava a partir da gravidade. Resolvemos aperfeiçoar gerando energia”, explicou. “A metodologia foi desenvolvida para ser aplicada em qualquer localidade, sem prejudicar o abastecimento nas cidades”, disse.
Já o vencedor da categoria Ensino Superior, José Leôncio de Almeida Silva, desenvolveu uma metodologia que pretende colaborar com a capacidade produtiva de alimentos, na localidade onde ocorre um dos principais problemas relacionados ao tema no país, a falta de água na região do semi-árido brasileiro. “Nós conseguimos uma economia entorno de 85% na agricultura local. Desta forma, nossa intenção é tornar viável esta pesquisa para a região que sofre com a falta de recursos hídricos”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário