O fundador e atual CEO do
Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta segunda-feira a compra da empresa que
criou o aplicativo de fotos Instagram, pelo valor de US$ 1 bilhão (R$ 1,8
bilhão). Segundo o jovem executivo, a ideia é gerenciar o Instagram de forma
independente, para permitir que os usuários continuem postando fotos em outras
redes sociais.
Criado pelo brasileiro Mike Krieger, de 25 anos, juntamente com o
americano Kevin Systrom, o Instagram foi lançado em outubro de 2010 e é um
aplicativo que permite aplicar efeitos especiais a fotos e compartilhá-las com
amigos. Atualmente, a ferramenta tem quase 30 milhões de usuários e a empresa,
13 empregados.
Com a venda da empresa, o
brasileiro levou US$ 100 milhões (R$ 180 milhões), correspondentes à participação
de 10% que tinha na companhia, segundo a revista norte-americana Wired.
Systrom, que é o CEO do Instagram, teria levado US$ 400 milhões (R$ 728
milhões) por seus 40% da empresa.
Ainda de acordo com a Wired,
os 13 funcionários devem receber US$ 100 milhões referentes a um bônus,
enquanto empresas que financiaram o Instagram, juntas, devem levar outros US$
380 milhões.
Systrom afirmou no blog
oficial da empresa que ele e a equipe estão "muito felizes" com a
aquisição. Ele ainda disse que o aplicativo não desaparecerá, como aconteceu
com alguns outros menores comprados pelo Facebook nos últimos anos.
"Nós continuaremos a
adicionar novas características ao produto e acharemos novas maneiras de criar
uma melhor experiência 'mobile' com as fotos. O Instagram continuará sendo o
mesmo que vocês tanto adoram", escreveu Systrom.
"Estou animado por
compartilhar a notícia de que nós chegamos a um acordo para comprar o Instagram
e que seu time talentoso vai se unir ao Facebook", afirmou Zuckerberg em
seu perfil na rede social.
"Milhões de pessoas em
todo o mundo adoram o Instagram e a marca associada a ele, e o nosso objetivo é
ajudar a divulgar este aplicativo e sua marca a ainda mais pessoas," disse
ainda Zuckerberg.
Segundo o CEO do Facebook,
os usuários terão a opção de postar ou não no Facebook as fotos
tiradas no Instagram, e também poderão ter seguidores no aplicativo e seguir
pessoas separadamente dos amigos da rede social.
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